COOESA, UMA HISTÓRIA DE SUCESSO E LIBERDADE

1994
Fundação da Cooperativa de Economia e Crédito Mútuo dos Servidores da Assembléia Legislativa do Estado do Pará Ltda. – COOESA
No dia 13 de maio de 1994, quarenta e dois funcionários da Assembléia Legislativa do Estado do Pará, movidos pelos princípios da solidariedade e ajuda mútua, se reuniram para fundar a Cooperativa de Economia e Crédito Mútuo dos Servidores da Assembléia Legislativa do Estado do Pará Ltda. – COOESA. A decisão daqueles servidores foi uma resposta às dificuldades financeiras que enfrentavam, pressionados pelos altos índices de inflação e pelo congelamento salarial que favorecia a proliferação de agiotas dispostos a tomar as últimas economias dos funcionários assalariados.

Nesse cenário, uma palestra sobre Cooperativismo de Crédito proferida pelo Professor Valdecir Palhares nas dependências da Assembléia Legislativa, veio despertar os servidores para a necessidade de fundar uma Cooperativa capaz de fazer frente à idéia do capitalismo selvagem que oprime e humilha a classe trabalhadora.

A partir daí, inúmeros foram os benefícios implantados pela COOESA que, em poucos anos, já contava com centenas de servidores-cooperados, implantando no âmbito do Poder Legislativo do Pará, práticas saudáveis de gerenciamento de recursos e orçamento pessoal, baseadas nos princípios cooperativistas que no século XIX inspiraram os tecelões ingleses de Rochdale na luta contra o nascente capitalismo da revolução industrial. Graças ao apoio solidário, democrático e transparente da COOESA, os cooperados reaprenderam a gerir melhor seus próprios recursos, sendo inúmeras as histórias de associados que montaram pequenos negócios como fonte alternativa de renda, compraram ou reformaram a casa própria, possibilitaram melhores alternativas de instrução para si e para seus dependentes, e outras realizações pessoais.

1998
Integração com Sistema de Cooperativas de Crédito do Brasil – SICOOB
Em 1998 a COOESA, como filiada à então Central de Cooperativas de Crédito do Pará – hoje SICOOB AMAZÔNIA – passou a integrar o Sistema de Cooperativas de Crédito do Brasil – SICOOB, entidade nacional que abrange 20 Estados brasileiros e centraliza uma rede de serviços financeiros baseados na solidariedade e intercooperação.

Com isso a SICOOB COOESA deu um salto de qualidade, ampliou o atendimento aos seus associados e passou a adotar uma estrutura mais complexa, transformando-se em uma agência de Banco Cooperativo, vinculada às regras do Conselho Monetário Nacional e ao controle e fiscalização do Banco Central do Brasil.

O caminho que levou a SICOOB COOESA de uma acanhada sala cedida pela Assembléia Legislativa a uma sede mais confortável na área comercial em um significativo prédio na Rua de 13 de Maio, nº 18, foi de sucesso e consolidação do ideal de um conjunto de servidores que perceberam no movimento cooperativista a oportunidade de se libertar das correntes do capital especulativo, oportunista e extorsivo.

Contando atualmente com sócios cooperados – entre servidores do Poder Legislativo e do Tribunal de Contas do Estado, seus dependentes, Deputados Estaduais e pessoas jurídicas sem fins lucrativos – a SICOOB COOESA é administrada por um Conselho de Administração composto pelos seguintes membros: Márcia Rejane Moutinho Ramos (Presidente), Josué Dutra de Moraes (Vice-Presidente), Augusto José Alencar Gamboa (Conselheiro), Moisés Costa da Conceição (Conselheiro), Waldete Vasconcelos Seabra Gomes (Conselheira), Vanja Bordallo Proença (Conselheira).

Missão

Oferecer soluções financeiras aos cooperados e à comunidade, proporcionando desenvolvimento sustentável, através da educação cooperativista.

Visão

Ter a preferência dos cooperados e da comunidade para os serviços ofertados pela SICOOB COOESA.

Valores

Transparência, Honestidade, Credibilidade, Confiança, Ética, Empatia, Solidariedade, Compromisso, Trabalho em equipe, Educação continuada, Conhecimento,Responsabilidade, Comunicação clara e objetiva, Reconhecimento profissional, Segurança, Reciprocidade, Humildade e Sustentabilidade.